segunda-feira, 9 de abril de 2012

perguntas frequentes sobre grafiato, texturas e efeito marmoratto.........

1º Gostaria de saber se devo passar primeiro grafiato no teto ou se coloco primeiro a moldura de gesso ?
E na parede irei passar massa corrida por onde começo entre os três ?
Resposta: Primeiro coloque a moldura, depois passe massa corrida e lixe e por ultimo passe grafiato.

2º Tenho um painel de madeira que está envernizado e gostaria de saber se é possível aplicar textura grafiato sobre ele. Se for possível, também preciso saber como fazer a preparação antes de aplicar a textura?

Resposta: Com certeza, só que tera que preparar a madeira antes de aplicar o grafiato ou a textura, primeiro dar uma lixada  e depois vim com a resina com carga para deixar a madeira aderente para que o grafiato pegue bem na madeira.......

3º Eu queria pintar a parede da minha sala com efeito marmorizado, mais eu quero saber se pintando com a textura de grafiato fica o mesmo efeito?

Resposta: São dois efeitos decorativos completamente diferentes. O grafiato tem em sua composição pequenos grãos de quartzo que promovem o efeito riscado.Já o efeito marmorizado  é uma aplicação mais trabalhosa, já que a massa depois de seca deve ler totalmente lixada com lixas finas(360 ou 400), para que só então se aplique uma nova camada de massa com movimentos aleatórios para provocar o manchamento, que novamente será lixado e depois ainda há de se aplicar uma cera pastosa incolor e polir com flanela manualmente ou usando uma politriz.

4º Aplicar grafiato ou textura em uma parede que apresenta alguns pontos de umidade resolveria o problema?

Resposta: Vc terá que tratar a umidade, verificar o pq dela e se tem infiltração, ver de onde vem e corrigir. O descascamento que vc fez na parede e aplicação de um novo acabamento apenas maquiou uma possível infiltração. Se vc aplicar grafiato ou textura, vai maquiar novamente o problema por algum tempo e ele surgirá, podendo soltar pedaços da parede onde aplicou-se o grafiato ou a textura. Esse tipo de acabamento serve apenas como medida paleativa num caso de infiltração e umidade.

5º O grafiato esconde , cobre defeitos de reboco da parede ?

Resposta: Sem dúvida alguma o grafiato ajuda a encobrir defeitos no reboco e ainda dá uma proteção extra para a parede em função de sua composição acrílica de alta resistência. Muitas pessoas não gostam de usar grafiato internamente em função das poucas opções de efeitos que se consegue com ele. Um bom profissional de pintura poderá avaliar sua parede e sugerir-lhe uma textura aplicada com desempenadeira de aço e texturizada com rolos de espuma ou acrílicos. Dependendo do estado do reboco, você ainda poderá optar pela massa corrida, um profissional fará isso em poucos dias.

6º Você passa a massa do grafiato e antes de passar o desempenadeira quanto tempo demora pra secar?

Resposta: Vc passa uma camada de grafiato e desempena em seguida, não espere ela secar, ficará dura demais.Quando iniciar esse processo, não deve interromper, a massa não aceita emendas.Após desempenada se necessario espere ela secar para receber a pintura.

7º Gostaria de saber quantos quilos de grafiato gasta por metro quadrado de parede ?

Resposta: Em média, você irá gastar em torno de 3,5 a 4,0 kg/m².
Rendimentos médios Textura e Grafiato.
Textura – Consumo / Aplicação: de 1,5 a 2,0 kg/ m² Variação conforme a superfície. Aplica-se com rolo de espumas, nylon ou rolos de bricolagem com diversos efeitos.
Grafiato – Consumo/ Aplicação: de 3,5 a 4,0 kg/ m² Variação conforme a superfície. Aplica-se com desempenadeira de aço e risca com a de PVC.

8º Como faço para pintar em cima de uma parede com grafiato?

Resposta: Pinta se normal mantendo o grafiato com cor diferente, sendo necessario duas demão de tinta, ou se não quer mais usar o grafiato deve se passar massa corretiva sobre o grafiato de duas a tres demãos e lixar e pintar dando acabamento liso.

9º Grafiato pode ser passado em cima da massa corrida?

Resposta: Aplique o Primer Acrilico, espere secar e depois passe o Grafiato.